Atividades de Extensão são iniciativas desenvolvidas com o objetivo de promover a interação entre a academia e a sociedade, levando o conhecimento produzido na instituição para além dos muros da universidade.
Essas atividades têm como propósito estender os serviços, as práticas e os saberes produzidos no ambiente acadêmico para a comunidade em geral, visando beneficiar a sociedade e promover a cidadania.
Alguns exemplos de atividades de extensão são:
-
Cursos e oficinas: oferecimento de cursos, treinamentos e oficinas voltados para a comunidade, abordando temas diversos, como informática, idiomas, artes, capacitação profissional, entre outros.
-
Projetos sociais: desenvolvimento de projetos que visam resolver problemas sociais, como ações de voluntariado, apoio a comunidades carentes, atividades com crianças, idosos, pessoas com deficiência, entre outros.
-
Eventos culturais: organização de eventos, como festivais, mostras, exposições, peças de teatro, concertos, atividades artísticas, que promovem a cultura e o acesso à arte.
-
Prestação de serviços: oferecimento de serviços à comunidade, como atendimentos em clínicas universitárias, assessorias jurídicas, consultorias, orientação profissional, entre outros.
-
Projetos de pesquisa aplicada: desenvolvimento de pesquisas com foco na solução de problemas reais da sociedade, com a participação ativa da comunidade.
É importante ressaltar que as atividades de extensão são fundamentais para a formação acadêmica dos estudantes, pois proporcionam a vivência prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de promoverem a troca de experiências entre a academia e a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento social e o fortalecimento da educação como um todo.
De acordo com a Resolução nº 7 de 18 de dezembro de 2018, as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil. Assim, para o curso de Engenharia Biomédica, 405 horas são destinadas ao desenvolvimento de projetos do tipo. Para o curso de Engenharia Elétrica, 420 horas são destinadas ao cumprimento desse tipo de atividade.
A carga horária de atividades de extensão (120 + 120 + 120 + 45 = 405 horas na Engenharia Biomédica e 180 + 240 = 420 horas na Engenharia Elétrica) pode ser solicitada até 30 dias antes do fim de de cada período letivo (confira o calendário acadêmico da UFPA), a fim de que os coordenadores dos cursos da FEEB possam analisar os certificados e dar os devidos encaminhamentos.
Procedimento:
- Baixe a Planilha de atividades de extensão de Engenharia Biomédica ou a Planilha de atividades de extensão de Engenharia Elétrica (siga as orientações destacadas em amarelo)
- Organize os seus certificados e a planilha preenchida em uma pasta no Google Drive (ou Microsoft OneDrive)
- Para discentes de Engenharia Biomédica, envie o link para acesso à pasta para os e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
- Para discentes de Engenharia Elétrica, envie o link para acesso à pasta para os e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e niltonrodolfoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Redes Sociais